Históricos de regresso à Proliga

A pouco e pouco, os históricos começam a regressar aos grande palcos do basquetebol português. Desta feita, o Atlético Clube de Portugal e o Clube do Povo de Esgueira venceram ontem as respectivas finais zonais do CNB1 e garantiram o direito desportivo de competir na próxima edição da Proliga.

Como se costuma dizer na gíria, com o  fim do 'tempo das vacas gordas', os principais clubes portugueses da modalidade sentiram grandes dificuldades económicas e viram-se forçados a dar uns passos atrás deixando as principais competições seniores e os grandes palcos do basquetebol nacional. No entretanto, foram aparecendo alguns clubes sem tradição, mas com os 'bolsos cheios' , que aproveitavam as vagas surgidas ocupando lugares nas principais competições seniores. Contudo, com o avolumar da crise, grande parte destes novos projectos não viram retorno financeiro no investimento feito e também eles foram desaparecendo. 

Felizmente para a nossa modalidade, a falta de dinheiro tem trazido ao de cima o amor pelo basquetebol. Como tal, têm sido os clubes com mais história e tradição, onde o basquetebol está mais enraizado no sangue e na cultura das gentes da terra, a ressurgirem aos poucos. Curiosamente, ou talvez não, grande parte destas equipas, que têm conseguido bons resultados nas competições menores ao nível senior nacional, são constituídas por ex-jogadores de Liga e/ou Proliga que, ao deixarem de receber compensações financeiras nos principais escalões nacionais, rumaram aos seus clubes de coração ou aos clubes em que sentiam mais felizes.

Voltando ao campeonato da CNB1, depois de no fim de semana passado Atlético e Esgueira terem vencido fora de casa, respectivamente, Academia do Lumiar e SC Vasco da Gama, desta feita aproveitaram o factor casa para darem por encerradas as eliminatórias com um 2-0. Na Tapadinha, o Atlético venceu o seu encontro por 79-73, já o Esgueira ganhou contundentemente por 80-59.

Atlético e Esgueira confirmaram nos Playoffs o favoritismo que tinham conquistado na fase regular da prova já que ambas as equipas haviam terminando os respectivos campeonatos regulares em 1º lugar.

A final da competição, para decidir qual das duas equipas levantará o troféu de campeão nacional, terá lugar já no próximo fim de semana, no sábado dia 1 de Junho, em Tábua.

Sem comentários:

A moderação de comentários está activa. Todos os comentários têm de ser aprovados antes de ficarem visíveis.

Com tecnologia do Blogger.